terça-feira, 1 de maio de 2012

Escritora acriana vence concurso nacional de literatura



A escritora acriana Eritânia Brunoro venceu o X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011, com o livro de poesias “Da janela”. Foram mais de 380 obras inscritas no concurso, de todo o país. O lançamento do livro será realizado na 22ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo, em agosto deste ano.

O concurso é parte das comemorações do trigésimo aniversário do Grupo Editorial Scortecci e consistiu na escolha de um livro de poesia por região, a serem publicados pela Scortecci Editora. Este ano, a escritora também ganhou o Troféu de Melhor Conto do IV Salão da ABD - Associação Brasileira de Desenhos e Artes Visuais em conjunto com a Casa de Cultura de São José da Aldeia, Rio de Janeiro, com o texto “De braços abertos para o mar”.


O resultado oficial do concurso pode ser conferido no link http://www.concursosliterarios.com.br/home.php

Eritânia Brunoro é autora do livro de poesias “No Íntimo do Silêncio” (Ed. Scortecci, 2010) lançado na 21ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo e do livro infantil “A menina que contava estrelas” a ser lançado no mês de agosto deste ano, também na Bienal de SP.

Possui mais de 70 participações em antologias produzidas pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores – CBJE/RJ, participou do Projeto Literário Delicatta IV, Delicatta V e Delicatta VI, promovidos pela Associação Cultural Cecina Moreira de São Paulo e da 2ª e 3ª edições da Revista Eletrônica Internacional de Literatura e Poesia Musa Calíope editado pelo Instituto de Comunicação Social – ICS do Brasil, com organização de entidades do Mato Grosso do Sul.

Além destas participações, também teve textos incluídos nas antologias: 50 melhores histórias infantis, lendas e cantigas de roda de escritores brasileiros; Palavras sem Fronteiras II (Argentina); Poesias Encantadas IV - Edição Especial; De viagem pela Palavra (Ed. Litteris); Brasil: mais que um país, uma inspiração! II (México); Prêmio Augusto dos Anjos (2011); Histórias para você dormir 3 (França); “Palavras, versos textos e contextos" - Elos de uma corrente que nos une! (Suíça e Portugal); Expressões: Literatura Contemporânea Brasileira (Paris e Frankfurt); Nordeste em Verso e Prosa; Poesias Encantadas III; Agenda Diário do Escritor 2011 (Ed. Litteris); Agenda LITERARTE 2012.

Recebeu os prêmios LITERARTE de Cultura 2012 - Categoria: Literatura (Curitiba/PR), Prêmio INTERARTE 2011 - Categoria: revelação poética, pela Academia de Letras de Goiás - ALG, com o livro de poesias No Íntimo do Silêncio e o TROFÉU DESTAQUE 2011 pela Academia Niteroiense de Belas Artes, Ciências e Letras - ANBA.

A escritora é Delegada Cultural da CONBLA (Confederação Brasileira de Letras e Artes) pelo Estado do Acre, membro da Academia de Artes de Cabo Frio/RJ – ARTPOP, Academia Niteroiense de Belas Artes, Ciências e Letras – ANBA, membro da Associação Internacional de Escritores e Artistas – LITERARTE e Associação Internacional Poetas Del Mundo.

Eritânia Brunoro é Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade Federal do Acre – UFAC, pós-graduada em Educação Ambiental e Banco de Dados pela IESACRE e Fiscal de Cadastro no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária – INCRA.

Nenhum comentário: