segunda-feira, 26 de março de 2012

LANÇAMENTO de "A periferia Pop na Idade Mídia"

 
A periferia Pop na Idade Mídia

A estética pop, criada nos anos 50 por Andy Warhol, captura a comunicação contemporânea de nossa Idade Mídia, caracterizada pela rede de conexões, anseio de visibilidade em oposição ao fechamento do poder religioso medieval. É o império do brilho, da performance e dos remixes.
O ensaio une a teoria à pesquisa de campo, a visão de longe à proxemia na construção do seu objeto. A “popficação” da periferia por este discurso é um episódio típico que buscamos analisar, enfocando a linguagem das políticas culturais e, paralelamente, as estratégias midiáticas na representação comunitária. As normatividades que cercavam as noções de centro e periferia sofrem reconfigurações e, em lugares de fronteira, negociações e confrontos se desenham, bem como um novo protagonismo social.

Lançamento: Quinta feira, 29 de março, das 19h às 22:30h – Rio de Janeiro
Livraria da Travessa - Shopping Leblon - Av. Afrânio de Mello Franco, 290 – loja 205A – 2º piso

Das 19h às 20h – no auditório da livraria:  Mesa Redonda: A cidade como espaço de pesquisa e criação
Profa. Dra. Nizia Villaça
Prof. Dr. Micael Herschmann
Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ e do curso de Especialização em Moda, Produto e Comunicação na UEL. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Comunicação, Cidade e Arte (CAC) da UERJ. Desenvolve pesquisa sobre "Sociabilidade, Comunicação e Culturas Urbanas". Autora do livro Sociabilidade, Comunicação e Política. Rio de janeiro: E-papers, 2009.    Fechar [x]
Mediação: Kathia Castilho

Das 20h às 22:30 - sessão de autógrafos 

A periferia Pop na Idade Mídia
ISBN: 978-85-60166-55-8
Ano de publicação: 2012
Nº páginas: 176
Preço: R$ 34,00

Sobre a autora
Nízia Villaça é pós-doutora em Antropologia Cultural (Sorbonne, Paris V), professora titular da Escola de Comunicação/UFRJ e pesquisadora do CNPq e FAPERJ. Vem estabelecendo parcerias com instituições francesas, como CNAM (Conservatoire National des Arts et Métiers des Pays de la Loire) e Sociétés, tendo escrito artigos para a França, Venezuela e Argentina. É coordenadora do Grupo ETHOS: Comunicação, Comportamento e Estratégias Corporais.
Pela Estação das Letras e Cores Editora publicou outros dois títulos: "Mixologias: comunicação e consumo da cultura" (2010) e "A edição do corpo: tecnociência, artes e moda" (com 2a edição –revisada e ampliada - em 2011). 

Nenhum comentário: