sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Escritor guaçuano vai até Goiânia receber prêmio pela Academia de Letras de Goiás

Luciano Becalete é um dos vencedores do Prêmio Interarte 2011

O escritor e poeta guaçuano Luciano Becalete, esteve em Goiânia neste último dia 12/11 na realização no Prêmio Interarte 2011 promovido pela ALG – Academia de Letras de Goiás para receber o prêmio de Melhor Produtor Cultural 2011. A escolha de Becalete como vencedor do prêmio, foi baseada em indicações de grandes líderes de academias, associações e entidades de grande valor cultural no Brasil, Alemanha, Chile e França; informa a própria entidade idealizadora do evento.

O Prêmio Interarte 2011 é uma iniciativa da ALG junto com a Associação Internacional de Escritores e Artistas (INTERARTE), o evento foi realizado no elegante Hotel Plaza Inn San Augustus na capital goiana e contou com a presença de várias personalidades do meio acadêmico e também artes plásticas assim como a cobertura da mídia.

Luciano Becalete foi citado devido ao trabalho diante do Projeto Poesias Encantadas, projeto este que tem como finalidade, promover através de publicações literárias, o reconhecimento a grandes talentos do Brasil e o descobrimento de novos poetas que ainda não tiveram os seus ainda reconhecidos. Becalete já vem colhendo os frutos de seu trabalho há algum tempo depois que resolveu sair do anonimato e divulgar seus trabalhos pela internet e também através de publicações em livros, neste ano além de receber o prêmio Interarte, o guaçuano também recebeu pedido de autorização da Editora Opet para publicar sua obra “Poesia Matemática II” em material didático para o ensino fundamental, fato que já havia acontecido pela Editora Saraiva em 2009, neste ano também publicou o volume II de Poesias Encantadas e está em fase final de criação do volume III, finalizando assim a trilogia criada através de seu projeto que lhe rendeu tal premiação.

Entrevistado no evento, o escritor afirma: “Estou muito feliz por estar aqui hoje recebendo este maravilhoso prêmio que vem nos mostrar que realmente estamos no caminho certo, promovendo a cultura com seriedade e muita dedicação”, além de frisar sobre a importância cultural:” O Brasil é continental, em cada canto temos uma tradição, um costume diferente, precisamos juntar tudo isso, mostrar pra quem é do sul, as coisas do norte, e pra quem é do norte, os costumes do sul, há necessidade de uma maior interação cultural. Precisamos de uma coesão maior, é assim que um povo cresce e se valoriza como nação!”.

Perguntado sobre o Projeto Poesias Encantadas, Becalete diz que vai dar uma pausa, uma vez que foram dezoito meses ininterruptos focado neste trabalho e se abdicando de suas poesias; afirma que agora vai se concentrar nos trabalhos de seu segundo livro solo e quinto de sua produção, o seu livro infantil, que será lançado ano que vem pela Editora Scortecci na Bienal do livro em São Paulo.

Luciano Becalete também aproveita para agradecer seus amigos apoiadores do projeto, a Editora Ixtlan, a Editora Scortecci, Profº Edilson Domingues que é diretor do CEGEP em Mogi Guaçu, a Secretaria de Cultura de Mogi Guaçu e a Faculdade Municipal Profº Franco Montoro.

 Fonte: Mogi Guaçu Acontece 2011

Nenhum comentário: