segunda-feira, 24 de junho de 2013

CONCURSO DE POESIA – PRÊMIO “VINÍCIUS DE MORAES”


CENTRO CULTURAL “SALVADOR LOPES”
Biblioteca Municipal “Maria José Ferreira”
Avenida Princesa Isabel, 115 – Centro – Presidente Venceslau
____________________________________________________________________________

CONCURSO DE POESIA – PRÊMIO “VINÍCIUS DE MORAES”

REGULAMENTO
Centro Cultural “Salvador Lopes”, com o apoio da Academia Venceslauense de Letras (AVL) e da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SEMEC) está organizando o Concurso de Poesias “Prêmio Vinícius de Moraes”, para autores brasileiros, residentes ou não em Presidente Venceslau. O Concurso tem por objetivo descobrir novos talentos e promover a literatura, visando celebrar o centenário do escritor Vinícius de Moraes e incentivar o gosto pela poesia, não somente através da leitura, mas também pela escrita.
Centro Cultural escolherá uma Comissão Julgadora composta de 5 (cinco) membros de renomado prestígio intelectual e literário, que fará a análise dos trabalhos e a solução dos casos omissos deste regulamento, se houver. As inscrições serão aceitas mediante as seguintes normas deste regulamento:

1 – DOS CANDIDATOS
Poderão participar do  CONCURSO DE POESIA “Prêmio Vinicius de Moraes” autores inéditos ou profissionais, com idade acima de 16 anos, residentes em qualquer município brasileiro.

2 – DAS INSCRIÇÕES
A inscrição dar-se-á mediante encaminhamento dos trabalhos para o seguinte endereço:

Centro Cultural “Salvador Lopes” - Prêmio Vinícius de Moraes
Avenida Princesa Isabel, 115 – Centro
Presidente Venceslau – SP
CEP: 19400-000
As inscrições serão recebidas pelo correio no período de 20 de maio de 2013 a 20 de julho de 2013, considerando, para tanto, a data de postagem dos correios.
Cada participante poderá inscrever até 3 (três) poesias, assinadas apenas com pseudônimo, sendo vedada a participação de co-autoria.
Os trabalhos deverão ser enviados em envelope grande que deverá conter também um envelope pequeno lacrado e em seu interior uma folha A4 contendo: nome, pseudônimo, data de nascimento, endereço completo, e-mail, telefones e uma mini-biografia. No exterior desse envelope deverá constar apenas o título do trabalho e pseudônimo do autor.
As obras não poderão ter identificação de autoria, sendo que no rodapé da página deverá constar apenas o pseudônimo do autor. No exterior do envelope maior poderá constar identificação.

3 – DO JULGAMENTO
Os trabalhos inscritos serão submetidos, para análise e julgamento, à Comissão Julgadora constituída por pessoas com reconhecida capacidade intelectual, cuja decisão será soberana, não cabendo qualquer recurso quanto aos resultados por ela apontados. Os nomes dos profissionais da Comissão Julgadora serão divulgados no dia do resultado final.
Os textos serão julgados com base nos critérios de criatividade, qualidade técnica do texto, poeticidade e domínio da língua portuguesa. A comissão julgadora poderá, a seu critério, conceder Menção Honrosa.
Os autores selecionados serão notificados por meio de correspondência pessoal e o resultado final será divulgado no blog da Biblioteca Pública Municipal de Presidente Venceslau, (http://bibliotecapresidentevenceslau.blogspot.com.br/) bem como na imprensa local no dia 23 de setembro de 2013.

4 – DA PREMIAÇÃO
Serão selecionadas 3 (três) poesias, classificadas em 1º, 2º e 3º lugares. O vencedor do concurso receberá o TROFÉU VINÍCIUS DE MORAES, de autoria da artista Sara Rosenberg. Os 2º e 3º lugares receberão placas de homenagens.
Os trabalhos classificados serão publicados no Jornal Literário do evento, que será editado e distribuído gratuitamente aos participantes, instituições, escolas e público presente na premiação.
Os prêmios serão entregues em solenidade prevista para o dia 19 de outubro de 2013 (data de aniversário do escritor homenageado); no anfiteatro municipal “Nelson Reis Oberlander”. É exigida a presença do autor vencedor para a entrega do troféu e dos classificados em 2º e 3º lugares para a entrega das placas.
Serão concedidas menções honrosas do 4º ao 10º lugar, cujos participantes receberão certificados. A comissão julgadora selecionará ainda, a seu critério, 20 poesias para compor a antologia poética que será editada e lançada sem fins comerciais. Os 5 primeiros classificados receberão exemplares da antologia da seguinte forma: 1º lugar (5 exemplares); 2º lugar (4 exemplares); 3º lugar (3 exemplares) e 4º e 5º lugares (2 exemplares cada).

5 – DAS DISPOSIÇÕES FINAIS
É vetada a participação de pessoas envolvidas na Comissão Organizadora e na Comissão Julgadora.
Ao fazer a inscrição, o Autor estará concordando com as regras do concurso, inclusive autorizando a publicação da obra na antologia poética, jornais, blog e demais meios de comunicação pelo Centro Cultural e responderá por plágio, cópia indevida e demais crimes previstos na Lei do Direito Autoral.
Os casos omissos serão analisados e decididos pelo corpo de jurados do presente concurso. Não haverá, em nenhuma hipótese, devolução dos poemas concorrentes, os quais serão incinerados, juntamente com os envelopes de identificação.

A Comissão Organizadora é composta pelos membros:

Nicolly Bueno, professora, escritora e editora;
Ari Florentino da Silva, escritor e presidente da AVL;
Ada Roque, escritora, membro da AVL e contadora de história;
Aparecido de Melo, professor de Língua Portuguesa e Ensino Fundamental, membro da AVL;
Arlinda Garcia de Oliveira Marques, escritora, poetisa e membro da AVL e Academia Piracicabana de Letras.

Nenhum comentário: