quinta-feira, 23 de maio de 2013

Escritora Acriana Recebe o Prêmio Literarte de Cultura 2013 em Foz do Iguaçu/PR

Cerimônia de Premiação da Literarte  reuniu cerca de 150  escritores, artistas, diplomatas, autoridades e convidados em final de semana cultural na cidade de Foz de Iguaçu - Paraná

Nilton Bobato, Vereador de Foz do Iguaçu/PR e Jacqueline Aisenman, Presidente do Varal do Brasil na Suíça, entregando o Prêmio Literarte de Cultura 2013 a escritora acriana Eritânia Brunoro


A escritora acriana Eritânia Brunoro esteve presente durante o evento de entrega do Prêmio Literarte de Cultura 2013 na belíssima cidade de Foz do Iguaçu nos dias 17, 18 e 19 de maio. Os convidados foram recepcionados pela equipe da Literarte, organizadora do evento, e por sua Presidente Izabelle Valladares, no belíssimo Hotel Bella Itália. Os três dias de evento contaram com uma extensa programação, permitindo a confraternização entre todos os convidados.

A escritora Eritânia Brunoro ao lado do marido Dharis Brunoro

Idealizado pela LITERARTE, Associação Internacional de Escritores e Artistas, o Prêmio Literarte de Cultura 2013 – “Estes fazem a diferença” teve como principal objetivo homenagear artistas plásticos, escritores e poetas de diversas partes do Brasil e vários países como Angola, Portugal, Alemanha, Austrália e Suíça que brilharam durante o ano de 2012/2013 no cenário cultural. O evento homenageou, entre outros, Ariano Suassuna e Maurício de Souza, e contou com a presença de várias autoridades como o Embaixador de Angola no Brasil, Nelson Manoel; João Pacheco, Presidente da Editora Mágico de Oz de Portugal; Jacqueline Aisenman, Presidente do Varal do Brasil na Suíça, o Prefeito de Foz do Iguaçu, Reni Pereira; e o Vereador Nilton Bobato de Foz do Iguaçu.
Da esq. para a dir. os escritores Rogério Araújo,
Ana Elizandra, Eritânia Brunoro e Rai D'Lavor

O evento foi iniciado com uma animada Noite Italiana, tradicional jantar oferecido pelo Hotel Bella Itália, lançamento da Revista Literarte e do livro They Paint...They Think! que foi oferecido ao Adido Cultural de Angola presente no evento e autografado por muitas das escritoras e artistas que estavam presentes, comemorando o sucesso da obra.


Os escritores Sílvia de Araújo Motta e Geraldo Sant'Anna
No dia 18, sábado, aconteceu a outorga dos prêmios, emocionando todos os presentes com uma sofisticada cerimônia de Gala. A solenidade contou com a presença do Mestre de Cerimônias e convidado especial, o empresário Fábio Valverde, que com charme e elegância, realizou uma cerimônia descontraída e regada de surpresas oriundas, principalmente, dos vídeos dos homenageados que escolheram suas trilhas sonoras e, a cada entrada, geravam expectativas em todos os participantes. Houve, ainda, um coquetel comemorativo, exposição das obras de artes e livros dos participantes do evento que vieram de 16 estados brasileiros e de 4 países no lobby do hotel.
Escritoras Flávia Assaife, Eritânia Brunoro e Zezé Barcelos
  
O Prefeito de Foz de Iguaçu, Reni Pereira, que esteve presente na cerimônia, destacou a satisfação em ter sua cidade escolhida para receber a terceira edição do Prêmio e citou a importância motivacional da homenagem, que tem como objetivo estimular o setor cultural, oferecendo contribuições significativas anualmente ao país: “Esta premiação vem incentivar e estimular a cultura e, ao mesmo tempo, marcar a história de nossa cidade, com a presença de tantos  nomes ilustres  vencedores dessa noite. Feliz será para sempre a sociedade que puder contar com escritores, artistas e poetas e com uma associação que com audácia, ganhou espaço para tornar-se respeitada, Foz do Iguaçu estará sempre de portas abertas para eventos deste nível." -  destacou.

A Conselheira de Honra Dyandreia Portugal ressaltou a importância dos intercâmbios e levou seu programa "Sem Fronteiras com Dyandreia Portugal" para a cobertura do evento que, em breve, estará sendo divulgado no site da TV, além de estender a todos o convite para participação no Stand Literarte na Feira do Livro em Frankfurt - Alemanha e na Mostra Saberes que acontecerão ambos em Outubro e farão da Literarte mais um aclamado sucesso de marketing e divulgação de seus associados.


No dia 19 e último dia, todos os participantes foram levados a um passeio pelas Cataras do Iguaçu, Casa de Artesanato e Marco da Tríplice Fronteira (Brasil, Argentina e Paraguai), finalizando o fim de semana cultural com um Sarau e, após, o tradicional Café Colonial, típico da região Sul.


Biografia

Eritânia Brunoro nasceu em Rio Branco/AC em 01/05/1978, autora dos livros de poemas “No Íntimo do Silêncio” (2010, Ed. Scortecci) e “Da Janela” (2012, Ed. Scortecci, vencedor do X Prêmio Literário Livraria Asabeça 2011) e, dos infantis “A menina que contava estrelas” (2012, Ed. Literarte) e “Zap-zumm” (a ser lançado em 2013, vencedor do Concurso Literarte 2012). É Comendadora pela Associação Brasileira de Desenho e Artes Visuais - ABD, Acadêmica Imortal Patronesse Perpétua da Cadeira Patronímica nº 69  da Academia de Artes, Ciências e Letras de Iguaba Grande – AACLIG/RJ, Membro
correspondente da Academia de Letras y Artes de Valparaíso – ALAV/Chile, da Academia de Artes de Cabo Frio/RJ – ARTPOP, da Academia Niteroiense de Belas Artes, Ciências e Letras – ANBA. Recebeu diversos prêmios e venceu concursos literários. Participou de Salões Literários da ABD. Coautoria em mais de 80 antologias nacionais e internacionais.

Nenhum comentário: